Cajuína piauiense recebe certificação e terá selo de indicação geográfica - Farias Escritório Topografia

Ultimas

Farias Escritório & Topografia, Francisco Santos, Piaui, Brazil

Post Ads

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Cajuína piauiense recebe certificação e terá selo de indicação geográfica



A famosa cajuína piauiense já é patrimônio cultural do país. Mas agora terá a identificação geográfica oficialmente reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Com o reconhecimento, a bebida passa a ser um produto certificado.
De acordo com o diretor Superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, o processo de certificação no INPI começou ainda em 2009. Segundo ele, tanto o produtor quanto os consumidores ganharão com os novos reconhecimentos da cajuína piauiense.
“Todas aquelas empresas que produzem e atendem ao processo passam a atender os requisitos de qualidade e o consumidor que está comprando a cajuína certificada sabe exatamente o produto que está sendo consumido”, falou. Um dos objetivos da certificação é fazer com que os empresários padronizem os processos de produção e atendam a requisitos exigidos.
Segundo o presidente da União dos Produtores de Cajuína do Piauí, José Ribamar Rodrigues, em todas as regiões brasileiras que produzem caju existe o produto chamado cajuína, no entanto, apenas a do Piauí não possui produtos químicos.
“Nós temos no Piauí um produto totalmente diferenciado, sem nenhum adicionante químico. É 100% suco de caju, natural”, disse. Segundo ele, a expectativa é que a certificação agregue valor a tradicional bebida piauiense.

Fonte: G1 Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial