SMS – SAÚDE BUCAL DE FRANCISCO SANTOS EM AÇÃO: Equipe implanta projeto preventivo em saúde bucal para crianças em idade pré-escolar - Farias Escritório Topografia

Ultimas

Farias Escritório & Topografia, Francisco Santos, Piaui, Brazil

Post Ads

sexta-feira, 7 de julho de 2017

SMS – SAÚDE BUCAL DE FRANCISCO SANTOS EM AÇÃO: Equipe implanta projeto preventivo em saúde bucal para crianças em idade pré-escolar


 Com informações e fotos:Heloísa Clara Santos Sousa 
Cirurgiã-Dentista CRO-PI 3471
Mestre em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI


  A cárie dentária é a doença crônica mais frequente na infância. Crianças com essa condição podem apresentar dor, dificuldades na mastigação, infecções e problemas estéticos que limitam a interação social, acarretando impacto negativo na qualidade de vida das mesmas e de suas famílias.


Ciente disso, equipe de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família do município de Francisco Santos-PI implantou um projeto preventivo para crianças de 0-5 anos. O objetivo é garantir o direito à saúde bucal, por meio de abordagem precoce para adoção de bons hábitos. Estudos têm comprovado que crianças assíduas às consultas preventivas apresentam menor prevalência de cárie e sangramento gengival, quando comparadas às que não frequentaram projetos dessa natureza ou o fizeram sem a regularidade sugerida.
      

  
Estando a criança saudável na consulta inicial, atendimentos trimestrais são realizados após o nascimento dos dentes, visando à manutenção da saúde bucal. Caso a criança esteja com problemas bucais já instalados, consultas semanais são agendadas até o restabelecimento da saúde e direcionamento às consultas de manutenção preventiva.



Sob monitoramento, as doenças bucais podem ser detectadas em estágios iniciais (em geral, reversíveis e que requerem abordagens simples de tratamento) e os pais podem ser constantemente motivados quanto aos cuidados requeridos. No projeto também é fortalecida a ideia de que o cirurgião-dentista é um amigo da saúde, evitando que as crianças só o visitem em situações que requerem tratamentos complexos e desenvolvam medo do atendimento odontológico.



  Até o momento, aproximadamente 70% das crianças nessa faixa etária participam do projeto. A meta é que, após seis meses de sua implantação, todas as crianças de 0-5 anos da área de atuação estejam livres de cárie. Informe-se a respeito com seu agente comunitário de saúde. Adotar bons hábitos é uma das maiores demonstrações de amor que os pais podem dar aos seus filhos, propiciando-os uma vida mais saudável e feliz!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial