Sonda Curiosity encontra água líquida sob a superfície de Marte - Farias Escritório Topografia

Ultimas

Farias Escritório & Topografia, Francisco Santos, Piaui, Brazil

Post Ads

terça-feira, 14 de abril de 2015

Sonda Curiosity encontra água líquida sob a superfície de Marte



REDAÇÃO ÉPOCA
13/04/2015 16h13 - Atualizado em 13/04/2015 17h14
Kindle
Share 
Os cientistas já sabiam que havia água em Marte. Água abundante, nos polos, congelada. Novas observações enviadas pela Curiosity, a sonda da Nasa que analisa o planeta, dão conta de que há também água liquida por lá. Os dados da sonda são as primeiras evidências da existência do líquido em solo marciano.

>> A vida extraterrestre sob o gelo da Antártica

As observações da sonda foram feitas em um ponto do planeta conhecido como cratera Gale. A Curiosity descobriu que o solo nessa região é úmido, cheio de uma espécie de salmoura em estado líquido. Isso acontece por causa da presença de uma variedade de sal que faz cair a temperatura de congelamento da água. Lá, ela congela a -70 °C. O solo também se encarrega de sugar vapor dissipado na atmosfera.  Segundo o The Guardian, as medições da Curisoity mostraram que, durante as noites de inverno, a temperatura e a umidade são ideias para a formação da salmoura.

>> Simulação da NASA mostra rios e lagos de Marte há 4 bilhões de anos

A descoberta é empolgante, mas não garante que, um dia, encontremos formas de vida por lá.  Marte é um mundo inóspito. A existência de Água líquida é essencial para a manutenção da vida e, em alguns pontos da Terra, certos micro-organismos sobrevivem em condições adversas mergulhados em água gelada.  Mas Marte é um caso a parte, e água líquida não basta para garantir que exista vida. Além de gelado,o planeta é muito vulnerável à radiação solar. Na Terra, o campo magnético do planeta impede que a radiação solar degrade nossa atmosfera. No passado, Marte contou com uma defesa parecida. Mas esse campo magnético desapareceu, e o Sol degradou a atmosfera marciana.

>> "O módulo quicou no cometa por duas horas", diz o brasileiro que participou da missão Rosetta

A descoberta, mesmo assim, é útil. De acordo com a New Scientist, se observações futuras comprovarem que o vapor penetra no solo marciano e vira água, os astronautas poderão tirar proveito desse fenômeno. Será possível obter água líquida para consumo humano.
RC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial