GANHADOR PIAUIENSE DO SOLETRANDO PASSA PARA MEDICINA - Farias Escritório Topografia

Ultimas

Farias Escritório & Topografia, Francisco Santos, Piaui, Brazil

Post Ads

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

GANHADOR PIAUIENSE DO SOLETRANDO PASSA PARA MEDICINA

Publicidade  
Terça-feira, 14 de Janeiro de 2014

EXEMPLO

A história do sertanejo, pobre, que mora no “fim do mundo” que com 16 anos passou para medicina em um dos cursos mais concorridos do país

Orlando Berti   13/01/2014
Divulgação
clique para ver a foto em tamanho real
Izael Francisco de Araújo
Mostra que o mais importante é que nossa educação tenha pessoas que acreditem em pessoas.

Se você fizer uma pesquisa no Google ou em qualquer outro site de busca saberá em segundos quem é Izael Francisco de Araújo. Hoje ele tem 16 anos, cresceu, continua tímido e muito estudioso. Mais do que ter sido o campeão nacional de soletração em programa da Rede Globo de Televisão em 2011, Izael agora será universitário a partir deste ano. 
A garantia de fazer um curso superior ocorreu desde a conquista do prêmio no Rio de Janeiro (R$ 100.000,00 para bancar os estudos superiores e ajudar sua família pobre a ser diferente, a escrever outra história).
Mas Izael continuará com o dinheiro guardado, se quiser! Pois, mesmo cursando o segundo ano do Ensino Médio, é o mais novo aprovado para o curso de Medicina da UESPI – Universidade Estadual do Piauí – um dos cursos mais concorridos do País.
Pobre, sertanejo, morador dos “cafundós do judas” (como alguns definem as pequenas, coronelísticas, esquecidas, maltratadas e mais que pobres cidades do Sertão piauiense) Izael e vários outros colegas do Ensino Médio da única escola pública que prepara alunos para o Ensino Superior em Cocal dos Alves fogem a uma realidade até pouco tempo tida como impossível: fazer o ensino superior em uma universidade pública.
Hoje a hipocrisia do estado louva o trabalho de Cocal dos Alves, fruto do esforço hercúleo e, por muitos anos, praticamente solitário do EDUCADOR (com letra maiúscula mesmo) Antônio Amaral. Mas por muitos anos o educador, em esforço individual, foi lá e transformou a realidade da cidade.
Detalhe: Izael é o terceiro aluno da escola a passar para Medicina em universidades públicas.
Mostra que o mais importante é que nossa educação tenha pessoas que acreditem em pessoas.
Que a hipocrisia do Estado seja deixado de lado e exemplos de filhos de agricultores, como Izael, do filho da verdudeira de Valença do Piauí, que também passou para Medicina na UESPI, sejam cada vez mais comuns e que mostrem que é a Educação o grande caminho para o redentorismo do nosso estado! Que haja investimento, que haja seriedade! Com certeza há muitos Izaéis Piauí adentro, somente esperando uma oportunidade de passar em Medicina e em vários outros cursos. Izaéis das cidades sertanejas, das periferias, que querem passar para o Sisu e não no vestibular do Mundo das Drogas.
Orlando Maurício de Carvalho Berti
Jornalista, nascido e criado no Sertão do Piauí, andando e conhecendo um série de faces e interfaces na região de Picos. Professor efetivo (Assistente II – DE), pesquisador e extensionista do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo da UESPI – Universidade Estadual do Piauí. Estuda atualmente fenômenos comunicacionais ligados ao Sertão nordestino. Ex-professor e pesquisador dos cursos de Jornalismo da UESPI de Picos e da Faculdade R.Sá. É estudante do último ano do Doutorado em Comunicação Social na UMESP – Universidade Metodista de São Paulo, por onde também é mestre na mesma área. Fez recentemente estágio doutoral na Universidad de Málaga, na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial