Salitre-CE é reconhecida como a Capital da Mandioca no Ceará.Mais uma projeto de Lei do Deputado Estadual Agenor Ribeiro que foi aprovado pela a Assembléia e Sancionada pelo o Governador Camilo Santana. - Farias Escritório Topografia

Ultimas

Farias Escritório & Topografia, Francisco Santos, Piaui, Brazil

Post Ads

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Salitre-CE é reconhecida como a Capital da Mandioca no Ceará.Mais uma projeto de Lei do Deputado Estadual Agenor Ribeiro que foi aprovado pela a Assembléia e Sancionada pelo o Governador Camilo Santana.

Fonte: Diário do Nordeste.


Salitre. Na última segunda-feira (11), entrou em vigor o projeto de Lei (nº 16.571), de autoria do deputado estadual Agenor Ribeiro (PSDC), que reconhece este Município, no Cariri cearense, como a “Capital da Mandioca no Estado do Ceará”. O título foi sancionado pelo governador Camilo Santana.
Com pouco mais de 16 mil habitantes, Salitre está localizada no Cariri Oeste, na divisa do Ceará com Pernambuco e Piauí, a 530 km de Fortaleza. Há alguns anos, figurava entre os maiores produtores do tubérculo no Estado – maior da região -, com mais de 16 mil hectares plantados e quase 200 casas de farinhas.  Atualmente, é o 13º município cearense com o maior índice de pobreza.
Crise
No entanto, o Município tem enfrentado, nos últimos 13 anos, chuvas abaixo da média, fazendo com o plantio de mandioca fosse reduzido em mais da metade e diversas casas de fossem farinha fechadas. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Salitre enfrenta a pior seca desde a sua fundação, em 1988. A última vez que choveu acima da média na localidade foi em 2005, quando foram registrados 666,5mm.
A situação é agravada pela posição geográfica, pois, o relevo contribui para a escassez de chuva. O Município é relativamente alto e muito próximo à Chapada do Araripe, por isso, as chuvas que chegam do Leste geralmente tendem a cair antes de Salitre, atingindo cidades como Juazeiro do Norte e Crato. Este ano, Salitre registrou um volume de 446 milímetros acumulados de janeiro a maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial