Francisco Santos: SMS realizou a 8ª Conferencia Municipal de Saúde. Veja como foi. - Farias Escritório Topografia

Ultimas

Farias Escritório & Topografia, Francisco Santos, Piaui, Brazil

Post Ads

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Francisco Santos: SMS realizou a 8ª Conferencia Municipal de Saúde. Veja como foi.





    A Secretaria Municipal de Saúde, realizou ontem na Unidade Escolar Professor Mariano da Silva Neto, na cidade de Francisco Santos, a Conferencia Municipal de Saúde que teve como tema: Saúde Pública de qualidade em Francisco Santos, direito e compromisso de todos.


    As 9:00 horas aconteceu a formação da mesa de honra, composta por: Vereadores, Secretários, Coordenadora da ESF, representante da Unidade Mista, e palestrantes.


     Logo em seguida tivemos o Hino Nacional, Francisco Santos e Piaui. A Secretária Ana Vilma declarou aberta a 8ª Conferencia, em seguida Dalva Rodrigues, representante do Conselho, leu o regimento da Conferencia. Em seguida a mesa de honra  foi desfeita e servido o lanche.


    As 10 horas a Palestrante Walquiria Pimentel, deu inicio a sua palestra, ela explicou sobre os marcos da Saúde e do SUS, as Leis, e marcos operativos, intergestões, diretrizes. Falou também sobre as redes de Saúde, os pactos, hierarquização dos serviços e portas de entrada do SUS, mapa da Saúde, diretrizes da RENASES, RENAME, articulações inter federativos.


    As 11:30 horas, a Coordenadora da atenção Básica, Marilia, deu inicio a sua palestra, falando sobre o diagnóstico e situação do Sistema único de Saúde.


     As 12:00 horas, teve o momento para dúvidas e debates entre os participantes e palestrantes. O Prefeito Municipal Luis José de Barros, fez o uso da palavra, falou das dificuldades enfrentadas pelos os Prefeitos, na área da Saúde, lembrou que o último ajuste e atualização da Planilha de Preços do SUS aconteceu em 2002, e o Governo Federal já foi bem claro, de que não tem nem idéia quando acontecerá outra atualização e com isso, os preços estão muito defasado, onde temos muitos profissionais qualificados para trabalhar no SUS, só porque o valor pago é tão baixo, que muitos desses profissionais estão deixando de atender pelo o SUS, Luis José Finalizou dizendo que vai adquirir um carro Fumacê para o Município de Francisco Santos, pois o carro que vem do Governo do Estado fazer esse trabalho demora muito. Finalizou  o Prefeito Luis José.



    Logo após foi realizada a divisão de grupos para discussão e elaboração de propostas, depois da discussão entre os participantes dos grupos de trabalhos, foi apresentado para o plenário os trabalhos de cada grupo. Onde foi abordado pelos os Coordenadores e submetidos a aprovação.

Grupo: 01 – Saúde das mulheres;Desafios para integralidade com equidade na assistência, foi apresentada pela a Enfermeira Jeveline.

A imagem pode conter: 3 pessoas

Grupo: 02 – Vigilância em Saúde, que foi apresentado pela a Enfermeira Silvanéia.


Grupo: 03 – Valorização do trabalho e da educação  em saúde, foi apresentado pela a Enfermeira Laudiane.


Grupo: 04 – Participação Social e representatividade e Controle Social do SUS, foi apresentado pela a Assistente Social: Larisse Rodrigues.


Grupo: 05 – Financiamento do SUS, foi apresentado pela a Secretária de Finanças:Daniele Leite.


Grupo: 06 - Acesso: Equidade e integralidade para cuidar bem das pessoas – teve como Coordenadora e apresentadora do trabalho:A Cirurgia Dentista e Mestre: Heloisa Clara.

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

   Após a apresentação dos trabalhos, aconteceu o debate entre os participantes, onde foi muito rico os debates, os quais irão ser o norte para elaboração das Propostas para as quais possam ser colocadas em práticas na medida do possível e estiver ao alcance da Secretaria Municipal de Saúde.



    
    As propostas aprovadas  pela a plenária serão enviadas para a Conferencia Estadual, onde essas são apreciadas e encaminhadas para Conferencia  Nacional, na ocasião da 8ª Conferencia Municipal de Saúde de Francisco Santos foram escolhidos pela plenária os 05 delegados, dentre esses titulares e suplentes, para a Conferencia Estadual. 
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
    
      Foi servido um almoço para todos, onde foi um momento de confraternização ,já que a 8ª Conferencia Municipal de Saúde teve a participação muito boa, os representantes das entidades e a Sociedade Civil lotaram o pátio da Unidade Escolar Professor Mariano da Silva Neto.


     Autoridades e Secretários Municipais que marcaram presença na 8ª Conferencia Municipal de Saúde:
Prefeito Municipal:Luis José.
Vereadores:
Siriá Raimundo.
Pedro Fransuesley
Maguineide.

Educação: Edson Filho,
Saúde: Ana Vilma.
Assistência Social: Ana Carla.
Obras: Zé Artur.
Agricultura: Carlos Garlene.
Finanças: Daniele Leite.
Governo: Ana Carlete.
Liergila: Chefe de Gabinete
Erisvan Lopes:Chefe do Departamento de Esporte e Lazer.

    Mais fotos da 8ª Conferencia de Saúde logo abaixo:




































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial