Jornalista Maria Arienar,natural de Francisco Santos,que morava no Tocantins a mais de 20 anos, morre vítima de câncer; velório e enterro acontece no Piaui - Farias Escritório Topografia

Ultimas

Farias Escritório & Topografia, Francisco Santos, Piaui, Brazil

Post Ads

sexta-feira, 3 de março de 2017

Jornalista Maria Arienar,natural de Francisco Santos,que morava no Tocantins a mais de 20 anos, morre vítima de câncer; velório e enterro acontece no Piaui



Fonte: https://www.t1noticias.com.br/

Arienar descobriu o câncer num exame de rotina, mas teve metástase. O corpo da jornalista está sendo velado em Teresina e segue para Francisco Santos (PI), sua cidade natal, onde será sepultada
  - Atualizada em  


Maria Arienar tinha 50 anos Foto: Divulgação

A jornalista Maria Arienar, de 50 anos, formada em jornalismo pela Universidade Federal do Piauí e proprietária da Agência de Publicidade Dimensão, em Palmas, faleceu nesta quarta-feira, 1º, no Piauí, em decorrência de um câncer. Maria Arienar foi uma das fundadoras da Abrajet – TO. A jornalista já atuava na profissão há mais de 20 anos e, segundo amigos, era apaixonada pelo Tocantins, onde morava desde 1993. Arienar descobriu um tumor no estômago há cerca cinco meses, em meados de setembro, depois de realizar um exame de rotina em Teresina (PI), quando foi passar o aniversário junto aos amigos e familiares. Arienar fez os exames e voltou para o Tocantins, mas logo foi informada do diagnóstico e voltou com urgência para o Piauí.

Em entrevista ao T1 Notícias na manhã desta quinta-feira, 2, a jornalista Thelma Maranhão, amiga de Arienar há mais de 20 anos, disse que ela chegou a fazer quatro sessões de quimioterapia no Piauí, mas logo foi descoberta uma metástase. “Ela estava muito ativa, nem parecia estar doente. Mas após outro exame o medico notou a metástase no pulmão”. Thelma explicou ainda que a amiga queria muito fazer a cirurgia de retirada do estômago, pois acreditava que estaria curada. “Ela queria muito fazer essa cirurgia para retirar o estômago. Ela fez, mas teve complicações, o que gerou a necessidade de uma segunda cirurgia para retirada de água na pleura, mas mesmo assim ela continuou sofrendo muito. Ela piorou e teve aderência do intestino, em que teve que partir para uma terceira cirurgia, o que a deixou mais debilitada ainda”, detalhou Thelma.

Muito emocionada, a colega de profissão e amiga relatou ainda que ontem Arienar ainda estava lúcida, mas no decorrer do dia seu estado de saúde foi piorando. Arienar carregava a admiração de muitos amigos que lamentam sua morte. “Era uma irmã, uma amiga, nós fazíamos tudo junto, viagens, passeios, refeições. Eram mais de 20 anos de amizade”, disse Thelma. A jornalista Alessandra Bacelar também comentou a perda. “Pequena na estatura e gigante como pessoa. Me incentivava muito. Ajudou muito o Sindicato dos Jornalistas e também ajudava as pessoas”, lembrou. Nas redes sociais de Arienar, vários amigos expressam o pesar pela morte da jornalista.

O corpo de Maria Arienar está sendo velado em Teresina e segue para Francisco Santos, cidade natal da jornalista, onde será sepultado. Os amigos de Palmas deverão realizar uma missa sem corpo presente na Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Arne 13, as 19h30.

Notas de pesar
Em nota enviada à imprensa nesta quinta, o governador Marcelo Miranda lamentou a morte da jornalista. “O Tocantins perde uma grande representação no jornalismo e na publicidade, com o falecimento da profissional e pioneira Maria Arienar da Silva. Seu trabalho, nessas duas áreas, retrata a contribuição dessa piauiense no jornalismo e no meio publicitário no Estado. Aos familiares e amigos, desejamos, Dulce e eu, que Deus dê o conforto necessário a todos neste momento de tristeza e de dor”.

Também por meio de nota, o Sindicato dos Jornalistas manifestou pesar pela morte de Arienar. “Ainda consternados recebemos a notícia da partida precoce da amiga Maria Arienar. Ela foi una das fundadoras da Abrajet no Tocantins, mas seu espírito colaborativo esteve sempre presente junto ao Sindjor-TO, quer pelos conselhos, quer pela ajuda por meio de peças gráficas, das campanhas publicitárias e principalmente por ser mediadora em várias debates travados em prol da categoria. Se foi lutando pela vida, preferiu se afastar de forma discreta para não preocupar os amigos, com isso não pudemos nos despedir e nem agradecer por tudo que fez pelos amigos ou não e pelas causas que abraçou”.

Em nota de pesar o Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) lamentou o falecimento da jornalista. “Maria Arienar era proprietária da Agência de Publicidade Dimensão. A empresa, por meio de licitação, foi contratada pelo TCE/TO e atende a instituição desde 2014. Foi a autora da campanha Jubileu de Prata, em comemoração aos 25 anos de criação da Corte de Contas. A jornalista e publicitária contribuiu, significativamente, para o engrandecimento histórico do jornalismo e da publicidade tocantinense. Também foi uma das fundadoras da Abrajet/TO (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo). Que deus conforte os familiares e amigos”.

A vice-governadora, Claudia Lelis manifestou pesar por meio de nota: “com muita tristeza e pesar recebemos a noticia do falecimento da publicitaria Maria Ariená da Silva uma profissional brilhante que de forma exemplar trabalhou pelo Tocantins. Como pioneira da área da comunicação no Estado, Ariená imprimiu sua marca e profissionalismo em diversos trabalhos para divulgação do nosso Estado. Seu trabalho sempre será lembrado como exemplo de talento, profissionalismo e dedicação á comunicação Tocantinense. Nesse momento de dor desejamos aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos e que Deus na sua infinita bondade console a todos”, declarou.

O Secretário de Governo do Município de Palmas, Júnior Coimbra, e sua esposa, Vereadora Laudecy Coimbra, lamentam profundamente o falecimento da jornalista e publicitária, pioneira no Tocantins, Maria Arienar, ocorrido nesta quarta-feira, 1º. Maria Arienar fez parte da construção e história do jornalismo e da publicidade no Tocantins. Grande perda para a categoria. Que Deus conforte os familiares e amigos.


(Atualizada às 14h26)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial