Professor e alunos cultivam produtos orgânicos no meio da caatinga no PI - Farias Escritório Topografia

Ultimas

Farias Escritório & Topografia, Francisco Santos, Piaui, Brazil

Post Ads

terça-feira, 30 de junho de 2015

Professor e alunos cultivam produtos orgânicos no meio da caatinga no PI

É possível produzir com qualidade nas terras áridas da caatinga. Foi com o objetivo de estimular esse sentimento nos moradores do semiárido piauiense que o engenheiro de alimentos Saulo Egídio Ribeiro, 37 anos, decidiu inovar. Há pouco mais de um ano, ele desenvolve, com a participação de alunos, a produção de hortaliças em uma área cercada de caatinga no município de São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina.
Saulo é natural da própria cidade e se formou em engenharia de alimentos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mas depois de formado resolveu aplicar seus conhecimentos na terra natal. A ideia de cultivar os produtos nasceu quando ele era professor em uma escola agrícola na região Sul do Piauí.
Juntamente com alguns alunos ele preparou um terreno em um sítio distante 21 km da zona urbana de São Raimundo Nonato para colocar a experiência em prática. O local que produz diversos tipos de hortaliças sem o uso de agrotóxicos foi equipado com sistema de irrigação desenvolvido por ele e pelos estudantes. A água é oriunda de poços existentes perto do terreno.
1000
Professor e alunos cultivam produtos orgânicos no meio da caatinga no PI

“A ideia partiu da vontade de ver alguma coisa acontecer. Nós desenvolvemos esse trabalho devido a necessidade de provar que a nossa região pode produzir e produzir com qualidade”, disse o professor. Segundo ele, é preciso derrubar o mito de que no semiárido não é possível produzir frutas e hortaliças.
Saulo defende que é pssível produzir com qualidade no semiárido (Foto: Cristovão Braga/Arquivo Pessoal)Saulo diz que é possível produzir com qualidade no
semiárido (Foto: Cristovão Braga/Arquivo Pessoal)
Atualmente, a horta produz salsinha, coentro, alface, couve, rúcula, cenoura e até mesmo espinafre já está sendo cultivado como experiência. De acordo com o professor, a produção já está ajudando a abastecer o mercado local, que segundo ele ainda é bastante carente de produtos saudáveis.
“Os produtos que são vendidos aqui quase sempre vem de outros lugares e ainda contém agrotóxicos. A gente trabalha com o melhoramento, beneficiamento e agregação de valor aos alimentos. Nossa cidade é uma cidade turística e o turista quando chega quer produtos diferenciados”, disse o engenheiro.
O jovem Wesley Gomes Vila Nova, 19 anos, foi um dos alunos que participaram do preparo e desenvolvimento da horta. Natural de São João do Piauí, cidade distante 92 km de São Raimundo Nonato, ele passou mais de três meses se dedicando a experiência. Segundo ele, a iniciativa deu certo e agora é preciso incentivar os moradores a cultivarem esse tipo de produto.
“Quem fala que essa região é apenas seca é porque não conhece. Temos que acabar essa cultura de trazer produtos de fora e quebrar esse tabu. Não queremos produzir em grande escala, mas produzir de forma natural, organicamente”, falou o estudante. Segundo ele, muitas pessoas já estão mudando a concepção de que não se pode produzir com qualidade no semiárido.
Horta fica a 21 km da zona urbana de São Raimundo (Foto: Cristovão Braga/Arquivo Pessoal)Horta fica a 21 km da zona urbana de São Raimundo (Foto: Cristovão Braga/Arquivo Pessoal)
Depois de participar do projeto com o professor Saulo, o estudante conta que já está aplicando o que aprendeu na propriedade do irmão. “Já estou começando a desenvolver algo semelhante em uma propriedade do meu irmão aqui em São João do Piauí”, informou o jovem.
E é esse tipo de iniciativa dos estudantes que orgulha o professor. Segundo ele, se os alunos aplicarem seus conhecimentos nas comunidades onde nasceram, grande parte do objetivo já estará sendo alcançado. “Será algo muito positivo para a região. Quem pegar um aluno que passou por aqui com certeza estará pegando um grande profissional”, falou orgulhosamente o professor.




Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial