Metade das barragens do Piauí estão com menos de 50% da capacidade - Farias Escritório Topografia

Ultimas

Farias Escritório & Topografia, Francisco Santos, Piaui, Brazil

Post Ads

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Metade das barragens do Piauí estão com menos de 50% da capacidade

       Das 24 barragens administradas pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) no Piauí, 12 estão com menos de 50% de sua capacidade máxima. Em Pio IX, o reservatório Cajazeiras está com apenas 2,02%, segundo relatório mensal do órgão.
    Segundo o meteorologista Sônia Feitosa, o resultado é fruto de um período chuvoso ruim em todas as regiões do estado. “As chuvas foram abaixo da média histórica de Norte a Sul do Piauí e isso se reflete no nível dos reservatórios”, afirmou.
   Ainda de acordo com ela, além da quantidade insuficiente de precipitações, as chuvas que caíram não foram do tipo que ajudam a encher as barragens. “As chuvas, na sua maior parte, não foram de escoar. Para que a água chegue até o reservatório, é necessário que seja uma chuva torrencial. Aquele chuvisco é bom apenas para a agricultura, mas não provoca recarga nas represas”, disse.
Na quinta-feira (25), o Governo do Piauí decretou emergência por conta da estiagem em 152 cidades do estado. O secretário de defesa civil, Hélio Isaias, afirmou que a situação é preocupante e que medidas de emergência são necessárias.
   “O período chuvoso deixou algumas barragens com bom nível, enquanto outras ficaram com pouca água. A barragem Petrônio Portela, que abastece São Raimundo Nonato e mais oito municípios, está com um nível preocupante”, afirmou.
    Das barragens do DNOCS, quatro estão com seus reservatórios acima de 90%: Caldeirão e Pé de Serra, ambos em Piripiri, Açude de Campo Maior e o de Poços, em Simplício Mendes. Em compensação, existem duas barragens com menos de 10% e quatro com menos de 20%.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial